Biblioteca Pública Municipal do Porto

A intervenção de que será alvo o antigo Convento de Santo António da Cidade, onde se localiza a Biblioteca Pública Municipal do Porto desde 1842, exige que, de forma faseada, todo o espólio dos diferentes Depósitos da Biblioteca seja retirado.

Através do CATÁLOGO ONLINE das Bibliotecas Municipais do Porto, pode ser verificada informação atualizada relativa à disponibilidade de consulta das diferentes coleções.

BREVE HISTÓRIA

Fundada em 9 de julho de 1833, por ordem de D. Pedro IV, em plenas lutas liberais, a Real Biblioteca Pública do Porto – designada atualmente por Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) – está instalada, desde 1842, no antigo Convento de Santo António da Cidade, edifício do século XVIII, classificado como imóvel de interesse público desde 1972.

Desde a sua fundação, a BPMP usufrui do que se designa por Depósito Legal, decreto que estipulou a receção de um exemplar de toda e qualquer obra impressa em Portugal, potenciando uma vincada matriz patrimonial. Ao longo da sua existência, vem incorporando bibliotecas religiosas, particulares, legados e acervos de grande valor, destacando-se o de manuscritos e reservados, entre os quais a Livraria de Mão de Santa Cruz de Coimbra, a coleção de manuscritos musicais, os Fundos Azevedo e Vitorino Ribeiro, a coleção de mapas e plantas antigos, coleções de correspondência e de manuscritos pertencentes a vários escritores e personalidades, o denominado “Museu de Autógrafos” constituído por espólios de diversos escritores e artistas, a notável coleção de publicações periódicas.

ESPAÇOS

Balcão de Atendimento

Espaço onde o utilizador tem o primeiro contacto com a biblioteca e a partir do qual acede aos diversos serviços. Solicitar informações gerais, efetuar a inscrição para obter o cartão de utilizador, proceder ao empréstimo domiciliário e devolução de documentos, adquirir publicações camarárias são algumas das funcionalidades deste espaço.

Sala de Leitura Infantojuvenil - ENCERRADA

Informamos que a Sala Infantojuvenil da Biblioteca Pública Municipal do Porto está encerrada, devido à preparação para as obras de beneficiação e ampliação da Biblioteca. Em alternativa, os pequenos e os jovens utilizadores podem aceder aos recursos e fontes de informação existentes para consulta, leitura presencial ou domiciliária na Sala Infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Solicitamos a melhor compreensão.

Sala de Leitura

Espaço, projetado pelo arquiteto Tasso de Sousa, onde se disponibiliza o acesso livre a coleções documentais variadas e atuais, permitindo a consulta e o empréstimo domiciliário, potenciando a leitura informal, o encontro e a inclusão social.

Sala de Leitura Geral

Situada no 1.º piso, disponibiliza consulta e leitura presencial de todos os fundos documentais recebidos por Depósito Legal num ambiente onde se privilegia o estudo e a investigação individualizada.
Para um atendimento mais célere, de forma a garantir um lugar na Sala no dia e horário pretendido, sugere-se marcação prévia para consulta presencial de documentos. Poderá efetuar a sua marcação AQUI.
Os pedidos de consulta presencial de documentos do Depósito sem marcação prévia, poderão ser aceites de 2.ª a 6.ª feira, das 10h00 às 16h30, sendo que o tempo de disponibilização dos documentos está sujeito a demora.
Ao sábado só está disponível a consulta presencial de documentação do Depósito com marcação prévia.

Sala do Catálogo

Nesta Sala, para além de espaço para estudar e trabalhar, o utilizador encontrará apoio técnico especializado na identificação, referência e acesso às coleções das BMP, assim como nas técnicas de pesquisa bibliográfica nos catálogos manuais e informatizados.
Aqui, o utilizador tem ao seu dispor 1 computador para acesso ao Catálogo informatizado das BMP.

Auditório

Espaço polivalente, projetado por Eduardo Souto de Moura, com entrada independente pela Rua do Morgado de Mateus, é utilizado para diversas iniciativas como oficinas, cursos breves, leituras públicas e apresentação de livros.