Biblioteca Municipal Almeida Garrett

BREVE HISTÓRIA

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, é um espaço de informação e lazer vocacionado para a promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades. Inaugurada em 2001, é uma moderna biblioteca de leitura pública, instalada num edifício de grande qualidade arquitetónica da autoria de José Manuel Soares.

ESPAÇOS

Balcão de Atendimento

Espaço onde o utilizador tem o primeiro contacto com a biblioteca e a partir do qual acede aos diversos serviços. Solicitar informações gerais, efetuar a inscrição para obter o cartão de utilizador, proceder ao empréstimo domiciliário e devolução de documentos, adquirir publicações camarárias são algumas das funcionalidades deste espaço.

Sala de Leitura Infantojuvenil

Preparada para crianças dos 0 aos 14 anos, é um espaço onde as crianças e os jovens podem usufruir de várias atividades, por exemplo, sessões da bebeteca, horas do conto, ateliês de expressão plástica, oficinas, entre outras. Constituída por várias zonas, em específico a Bebeteca, Hora do Conto, Atelier para trabalho plástico, Multimédia para acesso a computadores com ligação à Internet, Audiovisual para visionamento de filmes. Os pequenos e jovens utilizadores podem aceder aos recursos e fontes de informação existentes para consulta, leitura presencial ou domiciliária: livros, revistas, jogos, CD-áudio, CD-Rom e DVD.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura é um espaço de lazer, de estudo e de trabalho. Espaço amplo onde se encontram em livre acesso as coleções documentais para consulta, leitura presencial ou domiciliária.
Também neste espaço é disponibilizada uma zona para acesso gratuito a postos informáticos com ligação à Internet e uma zona com acesso livre a alguns jornais e revistas. Nesta Sala, o utilizador encontra condições para leitura individualizada e em grupo. A reprodução e digitalização de documentos também é disponibilizada em auto serviço.

Sala Multimédia

A Sala Multimédia localizada no piso -1 disponibiliza uma coleção de CD's e discos em vinil que abrange diversos estilos e linguagens musicais, bem como toda a documentação impressa e multimédia sobre música.
É também neste espaço que os cinéfilos têm à sua disposição uma vasta coleção de videogramas, DVD e livros da especialidade.

Sala Polivalente Unicer

Carateriza-se pela sua funcionalidade que permite acolher um conjunto diversificado de iniciativas de média e pequena dimensão, como ações de formação, workshops, entre outras.

Auditório

Espaço de grande qualidade arquitetónica, com uma capacidade para 192 lugares sentados, está dotado de um moderno equipamento de som, projeção e iluminação cénica. Na antecâmara, um amplo foyer e mezzaninos laterais possibilitam a realização de exposições ou atividades paralelas.
Este espaço acolhe iniciativas da programação das Bibliotecas Municipais do Porto, de outras unidades orgânicas e entidades externas. Festivais de teatro, ciclos de cinema, conferências, apresentações de livros, sessões de poesia, espetáculos de música, congressos e encontros profissionais são algumas das iniciativas que têm lugar neste espaço privilegiado da cidade. (Em caso de interesse na requisição, consultar condições de Cedência de espaços).

Cafetaria

A cafetaria é o espaço ideal para os utilizadores fazerem uma pausa nas suas atividades, descontraírem um pouco e renovarem as energias. Tem acesso ao pátio interior da Biblioteca, onde está instalada uma esplanada que convida também à leitura tranquila e relaxada.