Biblioteca Municipal Almeida Garrett

 

BREVE HISTÓRIA

 

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, é um espaço de informação e lazer vocacionado para a promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades. Inaugurada em 2001, é uma moderna biblioteca de leitura pública, instalada num edifício de grande qualidade arquitetónica da autoria de José Manuel Soares.

 

ESPAÇOS

 

Balcão de Atendimento

Espaço onde o utilizador tem o primeiro contacto com a biblioteca e a partir do qual acede aos diversos serviços. Solicitar informações gerais, efetuar a inscrição para obter o cartão de utilizador, proceder ao empréstimo domiciliário e devolução de documentos, adquirir publicações camarárias são algumas das funcionalidades deste espaço.

Sala de Leitura Infantojuvenil

Preparada para crianças dos 0 aos 14 anos, é um espaço onde as crianças e os jovens podem usufruir de várias atividades, por exemplo, sessões da bebeteca, horas do conto, ateliês de expressão plástica, oficinas, entre outras. Constituída por várias zonas, em específico a Bebeteca, Hora do Conto, Atelier para trabalho plástico, Multimédia para acesso a computadores com ligação à Internet, Audiovisual para visionamento de filmes. Os pequenos e jovens utilizadores podem aceder aos recursos e fontes de informação existentes para consulta, leitura presencial ou domiciliária: livros, revistas, jogos, CD-áudio, CD-Rom e DVD.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura é um espaço de lazer, de estudo e de trabalho. Espaço amplo onde se encontram em livre acesso as coleções documentais para consulta, leitura presencial ou domiciliária. Também neste espaço é disponibilizada uma zona para acesso gratuito a postos informáticos com ligação à Internet e uma zona com acesso livre a alguns jornais e revistas. Nesta Sala, o utilizador encontra condições para leitura individualizada e em grupo. A reprodução e digitalização de documentos também é disponibilizada em auto serviço.

Sala Multimédia

A Sala Multimédia, localizada no piso -1, disponibiliza coleções diversificadas de documentos impressos e audiovisuais que abrangem as áreas da música, do cinema e da banda desenhada. Espaço de descontração onde se privilegia o visionamento de filmes, a audição de música e a leitura de lazer.

Sala Unicer

Espaço polivalente localizado no piso -1, carateriza-se pela funcionalidade que permite acolher um conjunto diversificado de iniciativas de média e pequena dimensão, como ações de formação, workshops, entre outras.

Auditório

Espaço de grande qualidade arquitetónica, com uma capacidade para 186 lugares sentados e 4 reservados ao direito de acesso para pessoas com mobilidade condicionada, está dotado de um moderno equipamento de som, projeção e iluminação cénica, permite acolher iniciativas da programação das Bibliotecas Municipais do Porto, de outras unidades orgânicas e entidades externas. Festivais de teatro, ciclos de cinema, conferências, apresentações de livros, sessões de poesia, espetáculos de música, congressos e encontros profissionais são algumas das iniciativas que têm lugar neste espaço privilegiado da cidade. (Em caso de interesse na requisição, consultar condições de Cedência de espaços).

Cafetaria

A cafetaria encontra-se de momento encerrada. No entanto, os nossos utilizadores têm disponível uma máquina de venda automática e podem aceder ao pátio interior da Biblioteca, para realizarem uma pausa das suas atividades e renovarem as energias.

ATM/Multibanco

O terminal localiza-se no piso 0 junto à cafetaria.