Bibliocarro





Breve História

A biblioteca itinerante começou a circular pelas ruas da cidade do Porto no dia 1 de Junho de 2000, tendo então como pontos de paragem a Sé, a Cordoaria, o Palácio de Cristal, o Viso e as Campinas, alcançando nestes últimos locais, onde se situam dois dos bairros socais mais populosos da cidade, grande adesão.

Graças a um novo protocolo com a STCP e com o apoio da Caetanos Bus S.A, em 2013, disponibilizamos um novo veículo, devidamente transformado e equipado, facilitador da construção de uma cidade mais inclusiva, aproximando as bibliotecas municipais da comunidade. Durante cerca de uma década, o Bibliocarro foi ao encontro dos munícipes e dos visitantes, especialmente das crianças e dos jovens nas escolas, assim como dos seniores e transeuntes nos parques, nos jardins e praias durante o Verão.


Em abril de 2023, o Bibliocarro retomou o serviço levando o livro e a leitura às populações residentes em 20 bairros da cidade.

Integrado no projeto “Biblioteca Errante”, uma rede de microbibliotecas pulverizadas na cidade, generalistas e temáticas, o Bibliocarro assume um papel social importante, assente numa lógica de proximidade.

O veículo transporta uma “pequena biblioteca universal”, que proporciona uma “viagem” única, nas palavras de Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e permite o acesso local a vários serviços como empréstimo em take-away, inscrição Porto., wireless, atividades de promoção da leitura em articulação com as entidades locais (escolas, associações, IPSS…).


Para mais informações ligue 936 780 222


Nas férias de verão, o Bibliocarro continua a sua missão na Praia do Molhe, de 18 de junho a 31 de julho: terça a sexta das 9H30 às 16H00. Visite-nos!