Ler Antes De Ler

2024 I Com Nina Ferreira

Momento educativo de estimulação sensorial que visa proporcionar aos bebés, dos 18 aos 36 meses, e seus cuidadores uma panóplia de sensações através de jogos, poemas e canções.

Mensalmente, ao sábado, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o toque, o sonho, a sonoridade, a curiosidade e o olfato vão estar num ninho para, juntos, levantarmos voo e encontrarmos o nosso lugar preferido: o abraço, o colo, o ombro...

 

Entrada Gratuita

Inscrição obrigatória através de formulário - sujeita a confirmação

 

06 JAN, 10H-11H/11H30-12H30

“Bzzz... Bzzz... Bzzz...!!!”

Que som é este? E este? E aquele? Ui... Será a Abelhinha... tenho a sensação que ela vai pousar no teu narizinho que é tão pequenininho, afinal ela só quer encontrar uma flor que a queira, mas que bela trapaceira. Ups… A borboletinha também quer um lugar para morar! Repara bem... está a abrir asas e a voar para o colo dos teus papás.

Juntos vamos voar ao som das palavras cantadas e descobrir outros animais que queiram um lar para habitar. E sabes qual será o habitat preferido? O teu abraço!

 

03 FEV, 10H-11H/11H30-12H30

TRICOTAR PARA NARRAR

Um estendal de animais! Ups! Isso existe? Que confusão que aqui vai! Vamos lá recomeçar... Um estendal de roupa e muitos animais para embelezar. Agora sim, faz sentido. Quem irá vestir a camisola grossa, aquela que pica por dentro e por fora? Peça a peça vamos, juntos, lengalengando, cantando e vestindo os animais para uma bela festa!  

 

02 MAR, 10H-11H/11H30-12H30

ZOOM E AÇÃO!

Zoom no coração e vamos à exploração! De olho bem aberto e de mão entrelaçada com a tradição popular, vamos entrar numa casa portuguesa, com certeza, e procurar bichos e bicharocos escondidos em cantos e recantos, que irão chamar a atenção! Quem estará na chaminé? E no jardim? E no poço? Estás curioso?

 

13 ABR, 10H-11H/11H30-12H30

ABRIL LENGALENGAS MIL!

As lengalengas, assim como outras coisas tais, não se podem perder no tempo. Fazem parte da nossa essência, da nossa origem, da nossa história e das nossas raízes. Porque cabe a cada um de nós mantê-las sempre presentes, o convite, hoje, é para viajar pela tradição oral e mimar, cantar e encantar com as lengalengas dos nossos antepassados.

 

04 MAI, 10H-11H/11H30-12H30

BEIJA-FLOR

Maio é o mês das Marias, das mães, das flores e das beijocas repletas de amores!

Um beijinho no nariz, outro na bochecha e mais um na pestana! Um beijinho lambuzado, um beijinho docinho, um beijinho demorado... Beijinhos repletos de amor, tal como um pássaro que beija a flor. Quem não gosta de beijinhos? A avó e o avô adoram! E o elefante? E a serpente? SHHUACK!

 

01 JUN, 10H-11H/11H30-12H30

FELIZ DIA DA CRIANÇA!

As crianças são gigantescas e acreditam que tudo é possível! Sonham alto, riem alto e amam alto! Não há ser mais puro, imaginativo e criativo. Vamos, juntos, transformar o seu sonho numa realidade!

 

06 JUL, 10H-11H/11H30-12H30

ZZZZZZZ....

Uma mosca andava sempre de um lado para o outro, de um lado para outro! E pior, não parava de Zumbir! Até que um dia se cansou e o seu lar foi construir! Após uma bela casa possuir, pôs-se a cozinhar. O cheirinho era tão apetitoso, tão delicioso que ...

Vem descobrir o que aconteceu nesta sessão inspirada na história “A casa da mosca fosca” de Eva Mejuto e Sérgio Mora. Uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev.

 

12 OUT, 10H-11H/11H30-12H30

OUTUBRO CHUVOSO MENINO AVENTUROSO

Inspirados na história O Grufalãode Julia Donaldson com  ilustrações de Axel Scheffler, vamos juntos usar a imaginação e criar um Grufalão. Sabias que ele é tão especial que ajuda a enfrentar medos e receios? Uma história ritmada a não perder, que ficará no ouvido de pequenos e graúdos!

 

02 NOV, 10H-11H/11H30-12H30

NOVEMBRO À PORTA, VAMOS TODOS PARA A HORTA

Frutas, legumes, palavras, abraços ... vamos plantar e semear! Será que tudo irá florescer? Se regarmos com amor, se soubermos partilhar e se acreditarmos muito...tudo é possível!

 

07 DEZ, 10H-11H/11H30-12H30

FLOCOS DE NEVE

Haverá época mais mágica do que esta? Luzes cintilantes e coloridas, família reunida, árvores que embelezam ruas e casas… E os cheirinhos deliciosos das receitas da avó que, rapidamente, envolvem a casa? Multiplicam-se os abraços tão bem embrulhados e partilham-se palavras tão bem cozinhadas!

Mas há algo que me inquieta sempre... Como é que o Pai Natal consegue descer pela chaminé? Um mistério que vamos juntos desembrulhar!