Sábados a Contar

Iniciativa de continuidade dirigida a crianças dos 3 aos 6 anos, acontece ao sábado, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Acompanhados da família, os pequenos leitores são convidados a participar na Hora do Conto, seguida de um Ateliê Criativo. 
 
Entrada Gratuita
Inscrição mensal obrigatória através de formulário - sujeita a confirmação
 
 
EM AGENDA
 
07 OUT, 11H
Quando o lápis e a borracha se juntaram, de Karen Kilpatrick. Jacarandá, 2020.
Com Verónica Magalhães
 “Era uma vez um lápis… que adorava desenhar.” “Era uma vez uma borracha… que adorava apagar.” E “Era uma vez um lápis e uma borracha… que adoravam criar.” Um exemplo de como a paixão pela arte consegue unir dois artistas (im)prováveis.
 
21 OUT, 11H
Quero ter um superpoder, de Émilie Vast. Lilliput, 2022.
Com Maria Adelaide Silva
“Eu adoro super-heróis!” “Porque eles têm superpoderes e eu também quero ter um!” A história de um coelho que acaba por descobrir o seu superpoder e o de muitos outros animais. Uma história que inspira à descoberta do super-herói que existe em cada um de nós.  
 
04 NOV, 11H
O lobo Bom, de Martim Evaristo, IL Leonor Sousa. Flamingo, 2022.
Com Verónica Magalhães
“Era uma vez um lobo que queria ser bom. Ele estava farto que fugissem dele por ser mau”. Conseguirá ele tornar-se num lobo bom?
 
18 NOV, 11H
O caso do Saco, de Eric Many. Afrontamento, 2011.
Com Maria Adelaide Silva
“Mas, no dia seguinte, a toupeira ficou sem voz, quando viu à sua frente, com um saco, o lobo feroz.” O que levaria o lobo no saco amarelo pendurado às suas costas? Junta-te à toupeira, à rã, à rata, ao rato e o ouriço do mato e participa nesta aventura.
 
02 DEZ, 11H
“O Sapateiro e os Duendes”, de Irmãos Grimm, In O Grande Livro de Natal para toda a família, IL Helen Cann. Asa Editores, 2004.
Com Maria Adelaide Silva
“De manhã, ficou ainda mais admirado ao encontrar dois bonitos pares de sapatos em cima da banca. – Quem poderá ser?”, interrogou-se o sapateiro. “Quem trabalha assim tão depressa e faz uns pontos tão minúsculos?” Consegues ajudar o sapateiro deste conto de fadas alemão a descobrir o mistério?
 
16 DEZ, 11H
“O Pinheirinho”, de Hans Christian Andersen, In O Grande Livro de Natal para toda a família, IL Martin Irish. Asa Editores, 2004.
Com Maria Adelaide Silva
“Lá fora, na floresta, encontrava-se um belo e pequeno Pinheirinho”. “Quando tinham passado três invernos, a pequena árvore tinha crescido tanto…” Até que no outono algo aconteceu ao Pinheirinho. Vem descobrir tudo neste conto escandinavo, uma versão de Jenny Koralek do conto de Hans Christian Andersen.
 
06 JAN, 15H30
“Comida sem Sal” IN contos e lendas de portugal e do mundo, de joão pedro mésseder e isabel ramalhete. porto editora, 2009.
Com Mónica Santos
“Era uma vez um rei que tinha três filhas. Certo dia, resolveu perguntar a cada uma delas qual era mais sua amiga.” As respostas surpreenderam o rei, que tomou algumas medidas... Contudo, será que foi justo?
 
13 JAN, 11H
o elefante diferente (que espantava toda a gente), de manuela castro neves e madalena matoso. caminho, 2012.
Com Maria Adelaide Silva
“… certo dia, que arrelia!, sabem o que aconteceu? A tromba desapareceu.” Mas, onde será que anda a tromba comprida do elefante diferente, que ia sempre muito à frente?
 
20 JAN, 11H
De Esguelha como o Marelha, de Susana Filipe, IL Marta Calado. Alfarroba, 2022.
Com Helena Vieira
“Sabes, há frases tontas. Apenas gostam de aparecer, brincar na língua e sair lábios fora. E eu gosto de as dizer!” É caso para dizer “tal avó, tal neta”, pois a Maria, depois de conhecer o Marelha, passou a divertir-se com a brincadeira de brincar com as palavras.