Empréstimo

O empréstimo domiciliário consiste em levar para casa documentos das salas de livre acesso das Bibliotecas Municipais, mediante apresentação do cartão de leitor e de acordo com as Normas de Empréstimo Domiciliário em vigor. Este é um serviço gratuito, disponibilizado a todas as pessoas, singulares ou coletivas, inscritas como leitores das referidas bibliotecas. Caso ainda não seja leitor das Bibliotecas Municipais pode efetuar a sua pré-incrição aqui. A inscrição como leitor proporciona-lhe acesso e utilização dos diversos serviços nas duas bibliotecas, nomeadamente acesso à internet, empréstimo domiciliário e fotocópias em regime de auto-serviço (apenas na BMAG).

Podem ser requisitados para empréstimo domiciliário todas as coleções que se encontrem em livre acesso, com exceção dos documentos identificados com etiqueta vermelha na lombada e das publicações periódicas; contudo, na BMAG, podem ser requisitadas as publicações periódicas que estão localizadas nas estantes junto dos livros.

A modalidade take-away permite, de forma cómoda e simples, o agendamento prévio da recolha dos documentos para empréstimo domiciliário escolhidos através do nosso Catálogo. Pode agendar o seu pedido aqui.  

O Autoempréstimo, permite que os utilizadores efetuem presencialmente, de forma autónoma, o empréstimo dos documentos nos equipamentos self-service disponíveis na BMAG e BPMP, conforme exemplificado neste vídeo

O empréstimo interbibliotecas das BMP encontra-se em reestruturação; respondem-se apenas a solicitações formuladas diretamente por bibliotecas ou outras entidades documentais portuguesas, não sendo aceites ou acionados qualquer pedidos individuais provenientes de leitores.

Renovação de empréstimo domiciliário

Caso precise de renovar os documentos de empréstimo domiciliário pode efetuá-lo online aqui. Irá necessitar do seu cartão de leitor e do PIN que escolheu ou que lhe foi atribuído (4 últimos dígitos do documento de identificação usado na inscrição de leitor).