Empréstimo


O empréstimo domiciliário consiste em levar para casa documentos das Bibliotecas Municipais mediante apresentação do cartão de utilizador ou do cartão PORTO. e de acordo com as Normas de Empréstimo Domiciliário AQUI em vigor. Este é um serviço gratuito, disponibilizado a todas as pessoas, singulares ou coletivas, inscritas como utilizadores das referidas bibliotecas ou munícipes registados em Porto.

Caso ainda não seja utilizador das Bibliotecas Municipais pode efetuar a sua pré-incrição AQUI. A inscrição como utilizador proporciona-lhe acesso e utilização dos diversos serviços nas nossas bibliotecas, nomeadamente acesso à internet, empréstimo domiciliário, fotocópias em regime de autoserviço na BMAG.



Tipologias de Utilizador e Modalidades de Empréstimo

- O Utilizador Singular ou Porto. pode requisitar, pelo prazo de 30 dias, renováveis por igual período, 6 livros e 4 exemplares de publicações periódicas. Pelo prazo de 30 dias, não renováveis, pode requisitar também audiovisuais: 2 CD-ROM, 3 CD-Áudio, 3 DVD e 2 VHS.

- O utilizador singular com necessidades especiais pode acumular a requisição de 20 livros em Braille, durante 30 dias, renováveis por igual período. A requisição pode ser efetuada presencialmente ou por cecograma.

- O Utilizador Coletivo pode requisitar, pelo prazo de 30 dias, renováveis por igual período, 24 livros e 4 exemplares de publicações periódicas. Pelo prazo de 30 dias, não renováveis, pode requisitar também audiovisuais: 2 CD-ROM, 6 CD-Áudio, 6 DVD e 6 VHS.

O Autoempréstimo, disponível apenas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, permite-lhe efetuar presencialmente, de forma autónoma, o empréstimo dos documentos nos equipamentos self-service, CONFORME EXEMPLIFICADO NESTE VÍDEO.

A modalidade Take-away permite-lhe, de forma cómoda e simples, o agendamento prévio da recolha dos documentos para empréstimo escolhidos através do nosso CATÁLOGO. Pode agendar o seu pedido AQUI. A documentação fica disponível para recolha na biblioteca escolhida durante o prazo máximo de 5 dias úteis, expirando ao fim deste período.

O empréstimo interbibliotecas das Bibliotecas Municipais do Porto é possível sem outros custos associados, ou seja, desde que documento esteja disponível para empréstimo, a biblioteca requerente terá apenas de agilizar o pagamento dos portes de transporte/envio. Respondem-se apenas a solicitações formuladas diretamente por bibliotecas ou outras entidades documentais portuguesas, não sendo aceites ou acionados quaisquer pedidos individuais provenientes de leitores.

A requisição presencial de documentos para empréstimo nos balcões de atendimento, com apoio dos colaboradores (reservas e take-away), deve ser efetuada até 15 minutos antes do horário de encerramento (na BMAG excecionalmente apenas até às 18h00).



Reserva de Documentos

A Reserva de documentos que se encontram emprestados pode ser efetuada presencialmente ou à distância (por telefone, e-mail ou site), até um total de 8 exemplares, e é válida por 60 dias. Quando o exemplar reservado fica disponível, é-lhe enviado o respetivo aviso por e-mail e dispõe de 2 dias para recolher o documento na Biblioteca selecionada.

A modalidade Reserva por Solicitação permite-lhe reservar documentos passíveis de empréstimo acondicionados nos depósitos internos da Biblioteca Pública Municipal do Porto. Caso o documento pretendido tenha o estado Por solicitação - Disponível em 48 horas, basta introduzir o número do cartão de utilizador das Bibliotecas Municipais do Porto ou Porto. e respetivo pin. Em 48 horas, os documentos estão disponíveis para levantamento na Biblioteca escolhida – Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou Bibliotecas Errantes - durante um prazo máximo de 3 dias úteis. Ao fim deste período, a reserva expira.



Renovação de empréstimo domiciliário

Caso precise de renovar os documentos de empréstimo domiciliário pode efetuá-lo online AQUI. Irá necessitar do seu cartão de utilizador ou Porto. e do PIN que escolheu ou que lhe foi atribuído (4 últimos dígitos do documento de identificação usado na inscrição de utilizador). A renovação só pode ser efetuada até à data limite do prazo de empréstimo.



Atraso na devolução de documentos

O atraso na devolução de documentos levará à inibição do serviço de empréstimo domiciliário pelo mesmo período de tempo equivalente ao número de dias em atraso.