
No dia 1 de junho de 2022, o Município do Porto assinou Protocolo de Cooperação com o Centro Hospitalar Universitário do Porto – Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) – para reiniciar o projeto “Histórias ao ouvido”, reconhecendo a importância da cooperação entre as duas entidades para promover o gosto pela leitura junto das crianças e famílias em contexto hospitalar.
O projeto “Histórias ao Ouvido” remonta a 2007, implementado no antigo Serviço de Pediatria do Hospital de Santo António e no Hospital de Crianças Maria Pia.
As atividades diárias no CMIN são dinamizadas por voluntários que colaboram com o Município do Porto nesta área e por técnicos do Serviço Educativo das Bibliotecas Municipais, e em articulação com a equipa de educadoras do Departamento da Infância e do Adolescente do Centro Hospitalar.
Os principais objetivos do “Histórias ao Ouvido” são:
• Promover o livro e a leitura como atividade terapêutica, potenciadora da libertação emocional e da catarse.
• Facilitar o acesso a vastas e diversificadas coleções documentais das Bibliotecas Municipais do Porto, adequadas às faixas etárias dos utentes.
• Proporcionar momentos de lazer e bem-estar, a partir do livro e da leitura, a crianças e jovens utentes, bem como às suas famílias.
• Desenvolver experiências positivas e promotoras das literacias.
• Explorar leituras impulsionadoras da relativização das vivências e fomentadoras de novas perspetivas e soluções.
ESPECIAL S. MARTINHO
QUI, 09 NOV– 10H30 / 14H30
Com Mónica Santos
Partindo da leitura do livro Maria Castanha descobre o Outono, de Benedita Pinto e de vários poemas, provérbios e lenda de S. Martinho, vamos revisitar tradições, que se vestem com cores e motivos outonais, marcando bons momentos promotores de sensações de lazer e bem-estar.