Histórias ao Ouvido


No dia 1 de junho de 2022, o Município do Porto assinou Protocolo de Cooperação com o Centro Hospitalar Universitário do Porto – Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) – para reiniciar o projeto “Histórias ao ouvido”, reconhecendo a importância da cooperação entre as duas entidades para promover o gosto pela leitura junto das crianças e famílias em contexto hospitalar.

O projeto “Histórias ao Ouvido” remonta a 2007, implementado no antigo Serviço de Pediatria do Hospital de Santo António e no Hospital de Crianças Maria Pia.

As atividades diárias no CMIN são dinamizadas por voluntários que colaboram com o Município do Porto nesta área e por técnicos do Serviço Educativo das Bibliotecas Municipais, e em articulação com a equipa de educadoras do Departamento da Infância e do Adolescente do Centro Hospitalar.

Os principais objetivos do “Histórias ao Ouvido” são:

• Promover o livro e a leitura como atividade terapêutica, potenciadora da libertação emocional e da catarse.

• Facilitar o acesso a vastas e diversificadas coleções documentais das Bibliotecas Municipais do Porto, adequadas às faixas etárias dos utentes.

• Proporcionar momentos de lazer e bem-estar, a partir do livro e da leitura, a crianças e jovens utentes, bem como às suas famílias.

• Desenvolver experiências positivas e promotoras das literacias.

• Explorar leituras impulsionadoras da relativização das vivências e fomentadoras de novas perspetivas e soluções.