Acesso e Normalização


O acesso aos conteúdos existentes na BPMP Digit@l pode ser efetuado através de pesquisa, por vários pontos de acesso, no separador ‘Biblioteca Digital’ do Catálogo Coletivo das Bibliotecas Municipais do Porto ou a partir de índices específicos gerados automaticamente de acordo com determinadas tipologias documentais, temas ou tipos de conteúdos.

É também possível aceder em linha a alguma documentação da BPMP digitalizada no âmbito da Biblioteca Nacional Digital e os conteúdos mais relevantes da BPMP Digit@l encontram-se também disponíveis no Registo Nacional de Objectos Digitais e, através deste agregador nacional, na Europeana.

A BPMP Digit@l disponibiliza duas classes de conteúdos: obras digitais – documentos originais criados pela BPMP em formato e suporte electrónico e obras digitalizadas – reproduções de obras originalmente criadas em suporte físico (manuscritos, impressos, etc.). Esta última classe tipológica é a predominante.

Sempre que possível, são facultadas cópias públicas, sem restrições de acesso e em formatos padronizados, de baixa resolução e de uso generalizado (html, jpeg, pdf, mp3, etc.). Em casos pontuais – condicionalismos técnicos, propriedade intelectual, restrições legais, etc. – as cópias digitalizadas poderão estar acessíveis apenas na rede interna da Biblioteca Pública Municipal do Porto; nestas circunstâncias, a acessibilidade às cópias privadas ou internas (masters) será autorizada em condições especiais e disponibilizados os ficheiros correspondentes em formatos de alta qualidade (tiff, etc.), designadamente para finalidades de publicação/edição.

A adoção de boas práticas vigentes em unidades documentais de referência, no país e no estrangeiro, bem como o uso de padrões normativos nos processos de conversão digital, na descrição dos recursos, na geração de metadados e na preservação digital, são essenciais para a interoperabilidade de sistemas assegurando, complementarmente, a perenidade exequível dos objetos digitais. A descrição bibliográfica dos vários tipos de documentos foi realizada de acordo com o preconizado na família das ISBD’s
(Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada) e nas RPC’s (Regras Portuguesas de Catalogação); a estrutura informatizada do registo bibliográfico obedece ao formato
UNIMARC.


Seleção de referências/apontadores
:


 Metainformação descritiva



UNIMARC – Universal Machine Readable Cataloging


Metainformação técnica



MIX – NISO Metadata for Images in XML


Metainformação estrutural



METS – Metadata Encoding and Transmission Standard


Preservação digital de longo prazo



PREMIS – Preservation Metadata


Criação e edição de conteúdos digitais estruturados



ContentE




 




BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTO