Nuno Canavez — 75 Anos de Atividade Alfarrabista

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 
Qua, 11/10/2023
Horario: 
18H






HOMENAGEM AO DECANO DOS LIVREIROS PORTUENSES
Com Luís Valente de Oliveira, Fátima Vieira, Herculano Ferreira e Germano Silva



Recém-chegado da aldeia de Vale de Juncal, que lhe dera berço e abrigo até aos 13 anos de idade, Nuno Canavez apresentou-se ao Sr. Guedes da Silva, proprietário e fundador da Livraria Académica e, a 11 de outubro de 1948, iniciou um longo percurso de trabalho no comércio livreiro.

Foram muitos os encontros com os vultos da história literária que dão brilho à Livraria Académica. A Miguel Torga juntou-se Mário Soares, que atribuiu o grau de comendador a Nuno Canavez, honra que se repetiu com Marcelo Rebelo de Sousa. António Barreto, outro dos clientes e amigos que acompanharam o seu caminho, num dos textos que integram uma plaquete publicada em 2007, por ocasião dos 95 anos da Livraria, afirma que ele «é ele o autor da melhor e mais completa bibliografia de interesse regional que vai fazendo e atualizando, com a perícia de um profissional, mas com o carinho e a arte de um amador».

O Museu e Bibliotecas do Porto, ao organizarem esta sessão que assinala os 75 anos de atividade de Nuno Canavez, reforçam a importância dos livros para a identidade cultural portuense e prestam uma justa homenagem a um Livreiro que se transformou numa personagem carismática da cidade e da comunidade profissional a que pertence.



Entrada gratuita limitada à lotação do Auditório



publicoalvo: 
Público em geral
ficheiro: