Biblioteca Marta Ortigão Sampaio


Constituída pelo fundo bibliográfico da doadora e antiga proprietária da Casa Marta Ortigão Sampaio, na Biblioteca Marta Ortigão Sampaio predominam livros e revistas nas disciplinas das Artes e da História. O catálogo contempla ainda nichos temáticos de Geografia, Espiritualidade, Ciências Sociais e Humanas, Gastronomia e Indústria.

A Biblioteca Marta Ortigão Sampaio compreende mais de 2000 títulos, onde se incluem periódicos especializados, nacionais e internacionais, como são os casos das revistas “Colóquio Artes”, “A Águia”, “Renascença”, “Civilização”, “Brotéria”, “L’ Art Sacré” e “Journal des Ovrages des Dames”.

Marta Ortigão Sampaio (1897-1978) era sobrinha materna das pintoras Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa. Filha de Estela de Sousa e de Vasco Ortigão Sampaio (sobrinho de Ramalho Ortigão e célebre colecionador e mecenas que deu início à coleção que enriquece a casa e a biblioteca), Marta Ortigão Sampaio encomenda ao arquiteto José Carlos Loureiro uma casa que nunca chegou a habitar. Doada à Câmara Municipal do Porto em 1978, abre ao público em 1996.

Com a apresentação das Visitas Desorientadas – As Tias, de Sara Pazos, a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio encerrará:

MAR
SÁB, 16 MAR, a partir das 14H30
DOM, 17 MAR, no período da manhã

MAI
SÁB, 18 MAI, a partir das 14H30


Espaço não equipado com internet e sem acesso a rede Wi-Fi.



HORÁRIO
Terça—Domingo
10H00—17H30
Encerra às segundas e dias feriados


ENDEREÇO
Casa Marta Ortigão Sampaio
Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299
4050-428 Porto