Revolu(Som) — 10 Anos de Kismif - Finissage

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 
Sáb, 27/07/2024
Horario: 
14H às 20H






CAPAS COM RISCOS, DISCOS SEM RISCOS
Oficina com Paulo Ansiães
27 JUL 2024 / 14:00–17:00
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT / GABINETE GRÁFICO


Paulo Ansiães Monteiro (Barcelos, 1957) sente o desenho como nova forma de feitiço, sobretudo quando é feito em comunidade. Desenhou múltiplos livros em parceria com escritores e poetas como Regina Guimarães, Valter Hugo Mãe e Nuno Moura. Editou publicações de artista e mostrou desenhos em várias exposições coletivas e individuais. Esta oficina de famílias propõe uma observação sobre diferentes técnicas plásticas para a criação de capas de discos e convida a uma criação coletiva a partir da exposição Revolu(som).





DECLAMAÇÃO DE SEREIA
Com António Pedro Ribeiro – Sereias
27 JUL 2024 / 17:00–17:30
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT / GABINETE GRÁFICO


António Pedro Ribeiro voz da banda Sereias apresenta em formato de spoken word um conjunto de poemas que fazem ricochete e marcam o nosso entendimento contemporâneo, como um alerta ou manifesto! Esta performance única e cintilante como um cometa, dará energia a diferentes poemas atravessados pela força de uma voz única e corpo de uma das propostas mais cativantes do rock que por cá se pratica.





CANÇÕES DE BEBER (COM PESSOA): CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Com Ana Deus e Luca Argel
27 JUL 2024 / 18:00–20:00
AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT


Desde a Pérsia do século XI, as célebres “Canções de Beber” [ou Rubayiat] do poeta Omar Khayyam atravessaram quase um milénio até chegarem às sedentas mãos de Fernando Pessoa, que as verteu para o português, a partir das traduções de Edward Fitzgerald para o inglês.
Mais do que tradução, as experiências etílicas de Pessoa com os Rubayiat de Khayyam foram um jogo livre de recriação e transfiguração, de onde se experimenta um estado de contemplação do mundo que ora se mostra delicado e belo ora se abre como um abismo cuja razão foge ao alcance até de Deus.
Quase um século após Pessoa, estas Canções de Beber são agora transformadas em canções, pelas vozes de Ana Deus e Luca Argel. No seguimento do livro-disco “Ruído Vário – Canções com Pessoa”, de 2017, a dupla volta a debruçar-se sobre as palavras do poeta, brindando com música esta inusitada camada da inesgotável obra pessoana.



Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço



publicoalvo: 
Público em geral