Curso Breve | ARQUITETO FERNANDO TÁVORA: CONSAGRAR A VIDA À VERDADE

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 
de Seg, 08/05/2023 a Seg, 29/05/2023
Horario: 
18H
Estado: 
Inscrições em curso






SINOPSE


“Vitam impendere vero” (Consagrar a vida à verdade)
Juvenal – Sátiras, IV

Figura influente da cultura arquitetónica, Fernando Távora viveu toda a sua vida na insegurança e na dúvida sobre os caminhos que a difícil profissão devia seguir, para de forma consciente servir o quotidiano baseado na cultura e nas pessoas. Alimenta-se num aprofundado e tranquilo estudo de tudo o que observa, nas relações do Homem com o meio envolvente, nos materiais, no espaço, no tempo, no pensamento, na inquietude própria de quem ambiciona estar próximo da verdade.

Nestas sessões do Curso Breve serão destacados alguns momentos ao longo de toda a vida e obra do arquiteto, em estratos definidos como se fossem as estações climáticas do ano, contextualizando com a envolvente arquitetónica de cada momento.

A arquitetura de Fernando Távora é bruta como a terra que nos dá vida, é simples como a verdade dos elementos. Tudo o que procura as raízes da terra, procura a simplicidade do início, e aí encontra sempre o caminho mais eficaz para ver o futuro.



1.ª sessão – 8 MAI, 18H
PRIMAVERA | O início profissional e o texto “O problema da Casa Portuguesa” – 1945.


2.ª sessão – 15 MAI, 18H
VERÃO | O “Inquérito à Arquitetura Popular em Portugal” (1955-1960) e suas implicações na modernidade arquitetónica.


3.ª sessão – 22 MAI, 18H
OUTONO | O “Estudo da Renovação Urbana do Barredo” (1967-1969) e os novos rumos do pensamento sobre os valores patrimoniais.


4.ª sessão – 29 MAI, 18H
INVERNO | A reconstrução moderna da antiga Torre da Câmara. Mesa-redonda com convidados sobre o legado cultural e arquitetónico de Fernando Távora.

Luís Aguiar Branco é arquiteto (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), foi consultor na Divisão Municipal de Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (1998-2007) para desenvolver o projeto IPAP – Inventário do Património Arquitectónico do Porto e respetivo sistema de informação LOCUS. Participou em vários processos de classificação de imóveis e conjuntos, e na Carta de Património do PDM do Porto. Investigador de história, arquitetura e património, fez os livros Lojas do Porto e Olhares sobre a Terra-Mãe, desenhou o Mapa Medieval do Porto – 1500, escreve e produz elementos gráficos para várias publicações e desenvolve ações concretizadas em cursos, conferências e percursos culturais. Atualmente é arquiteto no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal do Porto..



Inscrições até 5 de maio, valor de 7€ ou 3,5€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas do Porto ou portadores do cartão Porto.
Limitado à lotação do auditório.
Inscrições AQUI



publicoalvo: 
Público em geral