Biblioteca Pública Municipal do Porto

A Biblioteca Pública Municipal do Porto, fundada em 1833, é uma biblioteca patrimonial, recebendo, por Depósito Legal e desde a sua criação, todas as publicações editadas no País. Pelas caraterísticas e valor do seu património documental, tem como missão:

  • Organizar, indexar, disponibilizar e conservar os documentos que lhe são entregues, como parte inestimável do património histórico e cultural do Porto e do País;

  • Promover a exploração, divulgação e difusão dos seus fundos documentais, com recursos, sempre que possível, às tecnologias de informação e comunicação;

  • Fomentar o relacionamento entre a Biblioteca, a comunidade em geral e públicos especializados, promovendo atividades culturais próprias ou em articulação com entidades externas.

Nesta biblioteca coexistem vários tipos de leitura:

  • Livre acesso – os leitores retiram da estante os livros que pretendem consultar

  • De presença – consulta dos livros que se encontram em depósito, através de requisição de leitura

  • De reservados – consulta de manuscritos, impressos raros, cartografia, iconografia, objetos tridimensionais

A par da modernização tecnológica, as vertentes do acesso e da leitura pública têm vindo a ser progressivamente reforçadas nos últimos anos, através da criação e remodelação de diversos serviços.

Procurando chegar a todos os públicos, a biblioteca distribui as suas coleções e equipamentos por várias áreas funcionais e disponibiliza alguns serviços de apoio.

Balcão de Atendimento ao Leitor

É o espaço onde o leitor tem o primeiro contacto com a biblioteca e a partir do qual acede aos vários serviços.
Trata-se de um novo espaço de acolhimento onde estão concentradas funções de atendimento, de orientação para os diversos serviços de leitura, alargando-se a outras valências técnicas, tais como: entrega de pedidos de reprodução documental, pedidos de inscrição de leitor, devolução de documentos, venda de publicações, entre outros.

Sala Infanto-Juvenil

Situada no rés-do-chão da Biblioteca, esta sala (Prémio SECIL de Arquitectura em 1992, Eduardo Souto de Moura) tem cerca de 7 000 documentos, entre livros e revistas, dedicados aos mais jovens.
No átrio contíguo promovem-se periodicamente destaques temáticos e bio-bibliográficos e desenvolvem-se diversas atividades de promoção e animação do livro e da leitura direcionadas a esta faixa etária, frequentemente em colaboração com as escolas.
À disposição dos leitores estão 30 lugares de leitura e 2 postos de consulta informática.

Sala do Catálogo/ Referência

É neste espaço que o leitor encontra apoio técnico especializado na identificação, referência e acesso às coleções, e nas técnicas de pesquisa bibliográfica nos catálogos convencionais e informatizados.
A partir desta sala o leitor é encaminhado para serviços e fontes de informação disponíveis na biblioteca ou fora dela. Nesta área, o leitor pode:

  • Solicitar o atendimento personalizado e o apoio dos técnicos especializados ou bibliotecários do serviço;
  • Consultar, em livre acesso, uma coleção selecionada de mais de 600 obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, guias, catálogos) e temáticas;
  • Consultar os vários catálogos manuais da BPMP;
  • Pesquisar e pedir as obras através do Catálogo das Bibliotecas Municipais do Porto;
  • Aceder gratuitamente à Internet num dos 5 terminais disponíveis;
  • Imprimir pesquisas ou conteúdos (serviço sujeito a pagamento);

Sala de Leitura Geral

Situa-se no 1.º piso da Biblioteca e tem capacidade para 105 lugares.Destina-se à consulta/ leitura presencial, através de requisição, de publicações que integram o denominado fundo geral.

Sala de Leitura de Manuscritos & Reservados

Esta sala situa-se no 1.º piso da Biblioteca e tem capacidade para 14 lugares. Destina-se à consulta presencial de fundos e coleções especiais: Manuscritos, Impressos Raros, Cartografia, Iconografia e Objetos Tridimensionais. Esta sala disponibiliza ainda aos seus utilizadores uma pequena coleção de obras de referência, 1 leitor motorizado de microfilmes e 2 postos de consulta informática.

Sala de Leitura de Livre Acesso

Localizada no primeiro piso da Biblioteca, esta sala (projeto do Arquiteto Tasso de Sousa) disponibiliza em regime de livre acesso aproximadamente 13 000 documentos, sendo a maioria passível de empréstimo domiciliário, e uma seleção de jornais e revistas para consulta no local. À disposição dos leitores estão 36 lugares de leitura e 6 computadores: 2 para consulta do catálogo local e 4 para pesquisa na internet.

Reprografia

A reprodução documental é efetuada através de: fotocópias, impressões e digitalizações. Destas formas de reprodução apenas as fotocópias são efetuadas na hora, dentro do horário específico do serviço, até um máximo de 30 cópias por pedido e documento, no balcão da reprografia, situado na extremidade da sala do catálogo (1.º piso). Para quantidades superiores, e outras modalidades de reprodução, deve usar-se o serviço por encomenda, que é pago no momento do pedido. Na sala do catálogo existe um scanner, em auto-serviço, para digitalização de obras da sala de leitura de livre acesso.

Visita Virtual à Biblioteca Pública Municipal do Porto (no site http://visitasvirtuais.cm-porto.pt)




Contactos

  Rua D. João IV 17 - 4049-017 Porto
  +351 225193480
  +351 225193488
  bpmp@cm-porto.pt
  Grátis
  POINT (-8.6017529023771999 41.1460842623299996)



Mapa





Horário

  15Jul-15Set Seg–Sex 10:00-18:00 16Set-14Jul Seg,Sab 10:00-18:00 Ter– Sex 09:00-19:30



Galeria