Biblioteca Municipal Almeida Garrett

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, é um espaço de informação e lazer vocacionado para a promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades. Disponibiliza vários serviços, na sua maioria gratuitos:

  • Consulta, em livre acesso, de livros, revistas e jornais
  • Pesquisa bibliográfica no Catálogo das Bibliotecas Municipais do Porto
  • Empréstimo domiciliário (livros, CD's, CD-ROM, DVD, VHS)
  • Fotocópias e impressões, em regime de auto serviço
  • Scanner para digitalização, em regime de auto serviço
  • Acesso à internet (com fios e rede wireless)
  • Visionamento de filmes (DVD e VHS)
  • Audição de música em suporte CD e vinil
  • Participação em atividades de animação e de promoção do livro e da leitura

Procurando chegar a todos os públicos, a biblioteca distribui as suas coleções e equipamentos por diversas áreas funcionais e coloca à disposição dos utilizadores alguns serviços de apoio.

Receção do Edifício Cultural

Local onde o utilizador pode obter informações sobre o edificio e a partir do qual acede às diferentes valências do mesmo: auditório, biblioteca e galeria.

Galeria Municipal do Porto

No mesmo edifício encontramos também a Galeria Municipal do Porto, espaço expositivo de grande versatilidade, ocupando uma área de 1 500 m², dividida em dois pisos.
Foi inaugurada no dia 4 de Fevereiro de 2001 com a exposição [+de] 20 grupos e episódios no Porto do século XX. Recebeu nesse ano parte da programação da área das artes plásticas da Capital Europeia da Cultura.

Auditório

O Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett é um espaço de grande qualidade arquitetónica, com ligação ao jardim onde está inserido.
Com uma capacidade para 192 lugares, está dotado de um moderno equipamento de som, projecção e iluminação cénica. Um amplo foyer e mezzaninos laterais possibilitam a realização de exposições ou atividades paralelas.
A sua localização privilegiada, num amplo espaço verde no centro da cidade, o conforto e a diversidade do equipamento que disponibiliza fazem do auditório da BMAG um local de eleição para a realização de inúmeras atividades promovidas por diversas instituições.
Por aqui passaram os principais eventos da programação de literatura, ciência e pensamento da Porto 2001, festivais de teatro, ciclos de cinema, conferências, apresentações de livros, sessões de poesia, espetáculos de música, congressos e encontros profissionais.
Caso pretenda utilizar este espaço deve consultar a Cedência de espaços.

Balcão Central

É o espaço onde o leitor tem o primeiro contacto com a biblioteca e a partir do qual acede aos diversos serviços. Aqui encontra um vasto balcão onde se pode inscrever para obter o cartão de leitor, proceder à devolução de documentos ou requerer informações.
A partir do átrio distribuem-se os diversos espaços públicos da biblioteca.

Secção Infanto-Juvenil

Está directamente ligada ao átrio, ocupando uma área de 370 m2 onde se distribui uma coleção de livros, vídeos e cd-rom's dedicados aos mais jovens.
À disposição dos leitores estão 40 lugares de leitura, 10 postos de consulta informática e uma zona de leitura informal.
O espaço do conto e o atelier de expressão plástica ocupam uma zona concebida e equipada para estas atividades que comunica com um pátio interior contíguo à cafetaria.

Secção de Leitura Geral e Periódicos

A partir do átrio acede-se à secção de leitura geral e periódicos que se distribui por uma área de 800 m2.
Na entrada, uma coleção de periódicos que abrange as mais diversas áreas de interesse, pode ser consultada em confortáveis sofás.
Seguidamente localiza-se uma coleção enciclopédica e pluralista distribuída por grandes áreas do conhecimento e diretamente ao alcance do leitor. É aqui que se encontram as grandes obras de referência para consulta local, as obras sobre a cidade e a região, mas também todo o fundo para empréstimo domiciliário, com destaque para a literatura, mas que abrange também as mais diversas áreas do conhecimento.
Dispersos pela sala encontram-se vários computadores para consulta do catálogo local e pesquisa na internet.
Nos dois balcões de atendimento, técnicos especializados orientam os leitores na utilização dos serviços da biblioteca e efetuam o empréstimo domiciliário de documentos.

Secção Multimédia

Da sala de leitura geral acede-se ao piso inferior, onde se localiza a secção multimédia.
Aqui é disponibilizada uma coleção de cd's e discos em vinil que abrange diversos estilos e linguagens musicais, bem como toda a documentação impressa e multimédia sobre música.
É também neste sector que os cinéfilos têm à sua disposição uma coleção de videogramas, dvd e livros da especialidade.
Nesta secção existem 8 postos informáticos: 1 para consulta do catálogo, 6 para pesquisa na internet, auto aprendizagem e consulta de CD-ROM's e 1 com MS OFFICE.

Sala Unicer

Carateriza-se pela sua polivalência e funcionalidade, o que permite acolher um conjunto diversificado de iniciativas de média e pequena dimensão.

Cafetaria

Neste espaço pode usar livremente o telemóvel e tem acesso à rede wireless.
Dispõe de uma esplanada, local indicado para fumadores.
Os wc públicos estão localizados no acesso à cafetaria.

Visita Virtual à Biblioteca Municipal Almeida Garrett (no site http://visitasvirtuais.cm-porto.pt)




Contactos

  Rua de D. Manuel II - Jardins do Palácio de Cristal - 4050-239 Porto
  +351 226081000
  +351 226081057
  bib.agarrett@cm-porto.pt
  Grátis
  POINT (-8.6253833770752006 41.1484620373230001)

Mapa


Horário

  Seg 14:00-18:00 Ter-Sab 10:00-18:00

Galeria