Tarde cultural do Japão no Porto

Dom, 22/06/2014
Horario:
15h00 - 18h00, domingo

A Ritsumeikan Asia Pacific University – APU, em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, apresenta, dia 22 de junho, a partir das 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e nos Jardins do Palácio de Cristal quatro grupos vindos do Japão com performances nas seguintes áreas da cultura japonesa: tambores "Raku", folclore "Yoshakoi", instrumentos de sopro e cerimónia do chá.

Estes grupos, de estudantes, começaram a apresentar a cultura tradicional japonesa em 2005 e já visitaram vários países. Deslocaram-se pela primeira vez, em 2013, a Lisboa com o objetivo de celebrar 470 anos da amizade entre o Japão e Portugal, sendo também Portugal o primeiro país Europeu de destino.

A Ritsumeikan Asia Pacific University – APU promove a divulgação da cultura japonesa no exterior com o objetivo de estimular o entendimento mútuo entre culturas diferentes, através da apresentação de grupos de estudantes de tambor e de dança tradicional do Japão.
Programa:

Grupo de Tambores Japonês “Raku”
Jardins do Palácio de Cristal
15h00
A apresentação de tambores tradicionais japoneses de variados tipos, por 8 interpretes.

Grupo de Folclore Japonês “Yoshakoi”
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
16h00
Irá interpretar a dança “Yosakoi” (literalmente dança do pulo). Uma dança folclórica altamente energética que tem a combinação de movimentos de dança japonesa tradicional com música moderna. Os bailarinos dançam com pequenas matracas de madeira nas suas mãos. A dança “Yosakoi” do grupo da Universidade apresenta 11 bailarinos em cena.

Banda APU de instrumentos de sopro
Auditório da biblioteca municipal almeida garrett
16h30
Esta banda (que se aproxima na sua formação original de uma banda filarmónica) irá interpretar repertório tradicional, JPOP e música de banda desenhada). Estará representada por 6 elementos.

APU “ Sado Club”
Foyer do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
17h15
Grupo de seis elementos que irá fazer a demonstração da cerimónia do chá.

Entrada Livre e gratuita

publicoalvo: