Inquérito à Comunidade de Investigadores

Fica disponível nesta sexta-feira, 30 de junho, o inquérito que as Bibliotecas do Porto promovem junto da comunidade de investigadores, tendo em vista a salvaguarda de recursos bibliográficos necessários aos seus projetos de investigação. A medida surge no contexto do Plano de Reforço e Modernização das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos de Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O inquérito incide sobre os interesses de investigação, com o objetivo de acautelar a disponibilidade de recursos bibliográficos.

Para além da identificação do investigador, são solicitadas informações sobre a investigação em curso, nomeadamente as temáticas dos trabalhos de investigação e os títulos de obras, monografias ou periódicos (imprensa) de interesse. O inquérito permanece disponível até 31 de outubro e estará alojado no site https://bibliotecasinquerito.cm-porto.pt.

Este inquérito é promovido no âmbito do Plano de Medidas de Reforço e Modernização dos Serviços das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos de Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal, lançado no início deste mês de junho: um pacote de 15 medidas, que visa colmatar ou compensar os principais condicionamentos do fecho temporário da Biblioteca Pública, mantendo uma atividade relevante aberta à comunidade. O cronograma do plano de medidas e do encerramento temporário para obras de reabilitação e ampliação está a ser trabalhado para posterior divulgação pública.

O plano de medidas em aplicação vai permitir incrementar e modernizar serviços, colocando as Bibliotecas Municipais num contexto de melhor serviço público.

Entre as principais medidas previstas no plano está a aceleração do projeto «Biblioteca Errante», como rede de microbibliotecas pulverizadas, generalistas e temáticas, na cidade – no qual se inclui o funcionamento regular do Bibliocarro em 20 bairros da cidade, por mês. A 7 setembro será aberta um novo polo da Biblioteca Errante.

Será também implementado o alargamento do horário da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que a partir de outubro estará aberta das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado.

No âmbito do plano será ainda disponibilizado o fundo de periódicos históricos do Porto (Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, O Comércio do Porto, O Portuense, a Gazeta Literária do Porto e o Periódico dos Pobres do Porto, entre outros) para trabalhos de investigação, noutras instalações, até à concretização de outras respostas.

Dar-se-á igualmente continuidade ao serviço de consulta a “Manuscritos & Reservados” e ao fundo de Livro Antigo para trabalhos de investigação, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, em sala preparada para o efeito.

Os investigadores terão ainda ao dispor uma “linha azul”, com equipa e atendimento dedicados.

Conheça AQUI todas as medidas que integram o Plano de Medidas de Reforço e Modernização dos Serviços das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos de Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal.