Mostra documental: Luís Miguel Nava, Eugénio de Andrade - “o amigo mais íntimo do sol”

Biblioteca Pública Municipal do Porto
de Seg, 30/07/2018 a Seg, 31/12/2018
2ªfeira a sabádo das 10:00 às 18:00 | Visitas condicionadas pela presença de leitores

Esta mostra expõe uma seleção de três cartas e um postal de Luís Miguel Nava para Eugénio de Andrade, trocadas entre 1984 e 1987, a propósito da futura edição de uma fotobiografia de Eugénio de Andrade. É nestas cartas que Luís Miguel Nava (1957-1995) sugere o título “o amigo mais íntimo do sol”, que viria a ser acolhido na edição da Fotobiografia publicada em 1998, já depois da morte deste.
Luís Miguel Nava travou amizade com Eugénio de Andrade desde o primeiro encontro entre ambos, no Porto, a 8 de junho de 1975, secundada por uma intensa correspondência iniciada logo a 16 de junho de 1975 e que se prolonga até 1995, ano da sua trágica morte em Bruxelas.
A correspondência depositada na Biblioteca Pública Municipal do Porto documenta a relação próxima de ambos e a produção literária de Luís Miguel Nava sobre a obra Eugénio de Andrade.

Local: Sala de Coleções Especiais de Eugénio de Andrade

Organização: DMB. BPMP. Coleções Especiais