Dublin Literary Award 2021

As Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) indicaram para esta edição do Prémio internacional de Literatura de Dublin o livro Até que as pedras se tornem mais leves que a água do autor António Lobo Antunes. Em 2017, José Eduardo Agualusa foi o autor premiado após nomeação das BMP.

Este prémio distingue autores e tradutores. Assim, a obra proposta este ano pelas BMP foi traduzida de português para inglês por Jeff Love, intitulando-se nesta versão: Until Stones Become Lighter than Water.

As BMP prepararam também um breve vídeo de apresentação do livro, em inglês, que pode ser visualizado no Twitter e no Facebook.

Nesta edição, foram indicadas 49 obras diferentes propostas por 69 bibliotecas públicas de cidades de todo o mundo.

Valeria Luiselli é a autora distinguida com Prémio internacional de Literatura de Dublin 2021 com a obra Lost Children Archive.

Valeria Luiselli nasceu na Cidade do México, em 1983, e cresceu na Coreia do Sul, África do Sul e Índia, tendo publicado o seu primeiro livro, uma coletânea de ensaios intitulada Papeles Falsos, em 2010. Escreve regularmente para revistas e jornais, como as Letras Libres e o New York Times.

Sugerimos a  leitura do livro da autora - Rostos na multidão -, disponível para empréstimo domiciliário nas BMP.

Mais informações em Dublin Literary Award 2021.