Pesquisa e Consulta de documentos

A pesquisa bibliográfica consiste no acesso aos catálogos disponíveis nas bibliotecas municipais:

Pode ser efetuado um pedido de pesquisa bibliográfica aos serviços das bibliotecas, presencialmente ou por escrito.

A consulta de documentos está disponível:

  • em acesso livre
  • presencialmente, mediante pedido aos depósitos

Para efetuar a consulta de documentos o utilizador deverá ser portador do cartão de leitor - pré-inscrição aqui - e de documento de identificação.


A consulta em acesso livre permite aos leitores acederem diretamente às estantes para se servirem das obras, seja para consulta no local, seja para empréstimo domiciliário. Os documentos em acesso livre estão organizados por assuntos, de acordo com a classificação decimal universal (CDU) tendo sido atribuído a cada classe uma cor, para uma melhor localização nas estantes. Este tipo de consulta está disponível na:

  • BPMP: Sala de Livre Acesso e Sala Infanto-Juvenil
  • BMAG: em toda a biblioteca


A consulta presencial consiste na consulta ou leitura de documentação pelo utilizador, presencialmente e sem sair do edifício da biblioteca.
Este tipo de consulta está disponível na BPMP:

  • Sala de Leitura Geral: Livros e jornais de várias épocas
  • Sala de Leitura de Reservados: Fundos especiais - manuscritos, impressos raros, cartografia, iconografia, objetos tridimensionais - que compreendem o período dos séculos IX ao século XXI

A requisição dos documentos deve ser feita:

  • Sala de Leitura Geral: até às 18:45, de 3ª a 6ª feira; até às 17:30, sábados e 2ª feira
  • Sala de Leitura de Reservados: até às 12:00, manhã, e até às 17:00, tarde, de 2ª a 6ª feira

De forma a reduzir os tempos de atendimento e prestar um melhor serviço aos leitores, a Sala de Leitura Geral da BPMP disponibiliza o serviço de reserva de documentos. As reservas devem indicar o dia em que o leitor pretende vir consultar as obras e devem ser efetuadas com antecedência. A Biblioteca faz sempre a confirmação formal da reserva.