Biblioteca digital

À Biblioteca Pública Municipal do Porto, tendo em conta a sua natureza, missão e objectivos enquanto unidade documental com uma vincada e relevante vertente patrimonial, compete-lhe preservar e divulgar o acervo documental que alberga, designadamente os seus notáveis e valiosos fundos especiais.
A Biblioteca Digital da Biblioteca Pública Municipal do Porto – designada abreviadamente por BPMP Digit@l – é, simultaneamente, um serviço em linha e um programa em permanente construção com as vicissitudes daí decorrentes (critérios variáveis, organização tipológica, ajustamentos temporais, evolução tecnológica, etc.). Enquanto repositório organizado, mas necessariamente selectivo, de manifestações digitais ou digitalizadas (transcrição gráfica, textual ou sonora) de expressões de obras, enfatizará as fontes primaciais, manuscritas e impressas, os fundos distintivos e as colecções especiais mais representativas da Biblioteca Pública Municipal do Porto: manuscritos, incunábulos, impressos raros, cartografia, iconografia, espólios literários, fonogramas, etc.
A BPMP Digit@l tem, assim, como desígnios fundamentais promover a criação de conteúdos digitais com relevante interesse patrimonial, facultar progressivamente a acessibilidade a um núcleo cada vez mais vasto de bens culturais móveis da Biblioteca, fomentar a sua difusão pública (nacional e internacionalmente) e contribuir para a conservação preventiva e preservação dos documentos originais.
A BPMP Digit@l coopera com outras bibliotecas digitais congéneres e repositórios electrónicos de referência e, sempre que se justifique, estabelecerá parcerias ou desenvolverá projectos com entidades externas em condições a determinar.

Acesso e Normalização

Direitos e Utilização

Biblioteca Sonora Digital

Espólios e Tesouros da BPMP