Cultura em Revolução - Programa de celebração dos 40 anos do 25 de Abril

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 
de Sex, 09/05/2014 a Sex, 30/05/2014
Horario: 
21:30

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto apresenta, até dia 30, o programa "Cultura em Revolução". Através de cinco sessões que cruzam o pensamento com cinema, literatura, design gráfico, música e teatro - e nas quais participarão personalidades como António da Cunha Telles, Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Armando Alves, B Fachada, Amélia Muge, Alberto Martins, Nuno Cardoso, João Mota, entre outras - é proposto revisitar culturalmente o 25 de Abril, pensando simultaneamente o seu legado no contexto da contemporaneidade.

A entrada é livre e gratuita

Programa completo:

09.05 / Irromper, Interromper / 21h30
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Conversa com Lídia Jorge e Ana Luísa Amaral, moderada por Rosa Maria Martelo e Marinela Freitas.
À conversa com dois nomes incontornáveis da nossa literatura, propomos uma reflexão em torno da experiência do tempo nas artes e na literatura, do ponto de vista da produção e da receção. Sublevação, revolução, tempo morto, vertigem, serão temas em discussão. Recordar-se- á a experiência do 25 de Abril; falar-se-á de arte e de literatura enquanto práticas que irrompem e interrompem.

16.05 / 25 de Abril Gráfico / 21h30
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Conversa com Armando Alves e Joana & Mariana, moderada por Mário Moura.
Se o 25 de Abril trouxe liberdade a um país fechado durante décadas, isso traduziu-se imediatamente numa abundância de gráficos, de cartazes e murais que cobriram paredes, anunciando e celebrando um sem número de siglas de novos partidos, de novos produtos, de novas ideias; de autocolantes que legendavam as lapelas dos casacos, garantindo que aquela pessoa tinha uma opinião e que a podia mostrar em público, sem medo. E, claro, os livros, jornais e revistas que registavam e comentavam tudo isto. Ou, ainda, a ilustração satírica e política, que ganhou um novo fôlego neste período. Foi, entre outras coisas, uma revolução gráfica e fotogénica. 40 anos depois, quando se discute o legado do 25 de Abril é particularmente importante lembrar e refletir sobre este património.

23.05 / Maio, maduro maio / 21h30
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Concerto/conversa com B Fachada e Amélia Muge, moderada por Alberto Martins.
Dois músicos de diferentes gerações encontram-se para partilhar sons da revolução - à conversa, à guitarra e ao piano. Sublevação e amor, na música de hoje e de então, serão temas debatidos. Para orquestrar esta conversa musicada, convidamos alguém que viveu e ajudou a construir o espírito de Abril, de braço dado com aqueles que dedicaram a sua vida a cantá-la.

30.05 / Máscaras de abril / 21h30
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Conversa com Nuno Cardoso e João Mota, moderada por Eugénia Vasques.
Três vozes inconfundíveis da nossa dramaturgia falam sobre o que tem sido representar abril, no palco do teatro e fora dele. Do impacto do espírito revolucionário na produção teatral da época, à forma como essa tradição marcou esteticamente a nossa forma de ver e fazer teatro, apresentamos uma conversa com excertos cénicos que revisitam o espírito de abril e explicam o que se pode e deve exigir dele.

publicoalvo: 
Público em geral