Consulta Presencial

    Na Sala de Leitura Geral

  • Jornais e Revistas

    Trata-se de uma das principais coleções nacionais de jornais e revistas portugueses, complementada por uma importante coleção de jornais e revistas estrangeiros - com realce para publicações editadas em Países de Expressão Oficial Portuguesa. A coleção da BPMP inclui cerca de 45 000 títulos a que correspondem jornais, revistas, boletins, magazines, almanaques, calendários, anuários, legislação e folhetos, desde o século XVII até ao século XXI. São de realçar as obras do século XIX do tempo das Invasões Francesas e das Lutas Liberais.

  • Livros

    A grande maioria destas publicações é recebida na Biblioteca através do Depósito Legal. Ao longo do tempo o património da Biblioteca Pública tem sido enriquecido através de:

    • doações e legados de bibliotecas particulares

    • obras ofertadas por particulares e instituições

    • coleções específicas que são reunidas e constituídas internamente

    São disponibilizados diversos tipos de publicações: obras mono ou multivolumes (incluindo séries monográficas), separatas, atas de congressos, códigos e coletâneas de legislação, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, manuais escolares, dicionários, enciclopédias, bibliografias, guias e textos pedagógicos, entre outros.


    Na Sala de Leitura de Reservados

  • Cartografia

    A coleção manuscrita e impressa da BPMP na área da Geografia e da Cartografia (tratados de Geografia, atlas, cartas, mapas, plantas, vistas, planos, séries cartográficas) reflete diversas procedências e períodos temporais distintos (do século XVI até à atualidade). É de salientar a cartografia manuscrita setecentista, que reúne algumas peças de carácter único. Os documentos sobre os territórios pertencentes a Portugal (no contexto geopolítico da época) e, em particular, os referentes ao Brasil merecem destaque.

  • Iconografia

    Da coleção de iconografia da BPMP fazem parte: gravuras (várias técnicas, em álbuns e espécies avulsas), desenhos, postais ilustrados antigos, fotografias e cartazes. Núcleos ou documentos a destacar:

    • Conjunto de desenhos aguarelados sobre zoologia e botânica do Brasil (séc. XVIII)
    • Álbum de 102 desenhos originais de Joaquim Cardoso Vitória Vilanova “Edifícios do Porto em 1833”
    • Conjunto de estampas devocionais e de motivos religiosos, quase todas de pequeno formato, conhecidas como “Registos de Santos” (sécs. XVII a XX)
    • Postais ilustrados antigos sobre o Porto (755 espécies) e Região Norte (1 115 espécies)
    • Numerosas fotografias (retratos, paisagens) provenientes, sobretudo, de legados e espólios literários
    • Coleção de cartazes

    Na Biblioteca existe ainda iconografia relevante integrada em manuscritos (por exemplo, em códices iluminados) e em obras impressas.

  • Impressos Raros

    Trata-se de um conjunto selecionado (em função da sua raridade, valor, relevância patrimonial ou critérios bibliográficos) de obras e documentos impressos dos sécs. XVI a XXI: Livro Antigo, primeiras edições literárias, provas tipográficas, primeiros números de periódicos antigos portugueses, edições limitadas e/ ou de luxo, álbuns, documentos avulso (panfletos, diplomas, recortes de jornais, papéis diversos, …) e partituras impressas, entre outra documentação pertinente. Engloba a coleção de 250 obras impressas nos primeiros anos da imprensa (incunábulos), incluindo nestas 5 edições impressas em Portugal.

  • Manuscritos

    Este é um fundo documental que integra centenas de obras e milhares de documentos que abarcam o período temporal desde o séc. IX até ao séc. XXI. A coleção inicial constituiu-se a partir de bibliotecas de instituições religiosas e de pessoas particulares, de que são exemplos relevantes a livraria do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e a biblioteca particular do Visconde de Balsemão. Ao longo dos anos foram-se juntando manuscritos de diversos tipos provenientes de incorporações, de legados dos próprios possuidores ou de doação de familiares ou amigos - 1.º e 2.º Condes de Azevedo, Pedro Dias, Vitorino Ribeiro, Abade de Miragaia, Alberto Correia, Carlos de Passos, Antero de Figueiredo, Joaquim Leitão, Augusto Nobre.... Inclui também coleções de correspondência de escritores e peças de espólios de diversos autores e outras personalidades (de que é exemplo o Museu de Autógrafos e Recordações de Escritores e Artistas); e aquisições efetuadas pela própria Biblioteca (como é o caso da coleção de cerca de 5 500 documentos de correspondência e outros textos autógrafos recolhida ao longo da sua vida pelo Poeta Alberto Serpa).

  • Objetos Tridimensionais

    Provenientes, na sua grande maioria, de espólios e legados, englobam uma multiplicidade de artefatos e objetos, tais como: óculos, canetas, carteiras, pastas, pisa-papéis, tinteiros, areeiros, cigarreiras, boquilhas, cachimbos, medalhas, insígnias, faixas, molduras, quadros, mobiliário diverso. Alguns destes artefatos têm, por razões de conservação e outras, acesso condicionado ou reserva de consulta.