Em acesso livre

    Na BMAG, na Sala de Livre Acesso e na Sala Infanto-Juvenil da BPMP

  • Jornais e Revistas

    As bibliotecas disponibilizam para consulta vários títulos (diários, semanais ou mensais) de assuntos de interesse geral. No caso dos jornais, os utilizadores podem também consultar números antigos (até 6 meses para trás do mês corrente). Na BMAG, algumas revistas técnicas, passíveis de empréstimo, estão junto dos livros.

  • Livros

    São disponibilizados, em livre acesso, dicionários, enciclopédias, obras sobre a cidade (fundo local) e livros para empréstimo domiciliário nos mais diversos domínios (ciências sociais, biologia, arte, história, religião, geografia, informática, literatura, psicologia,…). Os livros em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano), de autores estrangeiros e portugueses, têm também lugar nas bibliotecas.


    Apenas na BMAG

  • CD-Áudio

    Os CD's áudio, disponíveis para empréstimo domiciliário e audição local, abrangem vários estilos musicais, várias épocas e estão organizados por ordem alfabética.

    • para audição local o utilizador poderá escolher no máximo 2 CD's, de cada vez, e requisitar um leitor de CD áudio portátil no balcão da secção multimédia, mediante a apresentação de cartão de leitor das bibliotecas municipais;

    • para empréstimo domiciliário o leitor poderá escolher no máximo 1 CD áudio que esteja sinalizado com uma bola verde.

  • CD-ROM

    Os CD-ROM correspondem a jogos educativos e a material multimédia. O terminal de consulta de CD-ROM, para o público adulto, situa-se na secção multimédia. Destina-se apenas à consulta de material da biblioteca, não sendo permitida a utilização de software ou CD-ROM's pessoais. As crianças e jovens têm à sua disposição, na secção infanto-juvenil, cinco terminais onde podem consultar ou jogar nos CD-ROM's disponíveis.

  • Discos em Vinil

    Os discos em vinil estão disponíveis apenas para consulta local (o manuseamento do equipamento é efetuado pelo técnico no balcão). Este fundo abrange vários estilos musicais e é essencialmente composto por música dos anos 60, 70 e 80.

  • DVD/VHS

    A coleção engloba filmes de lazer e filmes educativos, de origens geográficas diversificadas, para as várias faixas etárias. Os utilizadores podem ver os filmes na biblioteca devendo efetuar a respetiva marcação no balcão da secção Multimédia ou Infanto-Juvenil (só é permitido o visionamento de um filme/ vídeo por dia, com a duração máxima de 180 minutos). O empréstimo domiciliário, só é possível, dos filmes que não estiverem assinalados com uma bola vermelha.