Grandes Vidas para Pequenos Escritores: oficina de escrita criativa

Horario:
Estado:
Inscrições em curso

Aristides de Sousa Mendes é hoje recordado como um herói pela forma como desafiou o regime de Salazar, ao atribuir milhares de vistos de entrada em Portugal a pessoas de várias nacionalidades que tentavam fugir de uma França prestes a ser invadida pelas tropas alemãs. Este consul português, que acabou por ser condenado ao ostracismo pelo Estado português num acto de vingança do regime, é hoje um exemplo de humanismo que nos mostra que os valores da dignidade humana se devem sobrepor à arbitrariedade de regimes totalitários.

Nessas horas terríveis, que são sempre aquelas em que se descobre a matéria moral de que são feitos os verdadeiros heróis e os seres humanos em geral, o cônsul escreveu, para que mais tarde outros pudessem compreender o seu gesto e a coragem do seu ato: «Tudo está agora nas minhas mãos, para salvar os muitos milhares de pessoas que vieram de todos os lados da Europa na esperança de encontrar refúgio em Portugal. Todos eles são seres humanos, e o seu estatuto na vida, religião ou cor são totalmente irrelevantes para mim [...].

Tendo como ponto de partida a obra "Aristides de Sousa Mendes - Um homem de coragem", NunoMeireles vai orientar esta oficina de escrita criativa que visa promover o gosto pela escrita, junto das crianças dos 8 aos 14 anos.
Este projecto resulta duma parceria com a INCM e, uma vez por mês, aos sábados vamos descobrir as biografias de alguns portugueses ilustres.

Destinatários: Crianças e jovens dos 8 aos 14 anos | Gratuito

Orientador: Nuno Meireles (parceria com a INCM)

Material necessário: papel e caneta/ lápis

Pré-inscrição obrigatória | Inscreva-se aqui