Em Tempo de Guerra: 1914-18

Biblioteca Pública Municipal do Porto
de Ter, 15/03/2016 a Qui, 30/06/2016
Segunda a Sábado, das 10h00 às 18h00

A Primeira Grande Guerra, a primeira guerra à escala mundial, revelou-se como um dos mais devastadores conflitos a que a Humanidade assistiu. Portugal envolveu-se nesta guerra, afectando directamente o País e a população portuguesa. Entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses oriundos de todo o País. Combateram em África e na Flandres, onde quase oito mil morreram e outros tantos foram feridos, seis mil ficaram desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros.
A Exposição Em Tempo de Guerra: 1914-1918 apresenta uma selecção proveniente do acervo documental da B.P.M.P., organizada em torno de dois núcleos. Um, em que a bibliografia, em língua portuguesa e estrangeira, alude aos acontecimentos, em Portugal e no Estrangeiro, e a figuras e políticos. A imprensa periódica da época está representada pela revista Ilustração Portuguesa (1903-1923) que patrocinou de modo categórico as notícias referentes ao Corpo Expedicionário Português e à participação de Portugal na guerra.
No outro núcleo, é evocada a participação portuguesa na guerra, em África e na Flandres, essencialmente, através do testemunho memorialístico, materializado em inúmeros livros, da autoria de muitos dos que estiveram envolvidos nas operações militares. Estes autores são os chamados “soldados conhecidos” que integraram a “malta das trincheiras” e entre os quais figuram escritores, pensadores, intervenientes políticos, como Augusto Casimiro, André Brun, Hernâni Cidade, Jaime Cortesão, Carlos Selvagem ou João Pina de Morais.

VISITAS GUIADAS, 4ªs feiras às 15H mediante marcação prévia AQUI

Sala de Exposições Temporárias | Entrada livre