"Biografia: Como se escreve uma vida?"

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data:
de Ter, 16/05/2017 a Sex, 19/05/2017
Horario:
18:30 / 21:00
Estado:
Inscrições em curso

BIOGRAFIA: COMO SE ESCREVE UMA VIDA?

MARIA ANTÓNIA OLIVEIRA

Pode uma vida ser capturada em palavras ? Valerá mais o que se fez do que o que se foi ou tudo se complementa?
A biografia em Portugal sempre foi tratada de uma forma tímida e, na maior parte das vezes,com uma abordagem inadequada e pouco séria. Misto de literatura, história e investigação, a biografia é de facto uma arte de paciência e rigor: o absoluto rigor que vem de qualquer paixão.
Este curso explora a noção de biografia a partir de uma perspectiva histórica focada no século XX, com algumas incursões à obra de biógrafos fundadores. A par das biografias tradicionais, é dada particular atenção à experimentação em biografia, desde Virginia Woolf aos mais recentes Julian Barnes, Richard Holmes e Janet Malcolm. São ainda analisados alguns casos portugueses, nomeadamente a experiência da formadora enquanto biógrafa do escritor Alexandre O’Neill.
Os participantes serão incentivados a trazer a sua experiência para o curso, que tem uma componente prática, traduzida tanto na análise e discussão de textos biográficos escolhidos e na reflexão sobre temas propostos, como num trabalho escrito a desenvolver durante o curso.

Destinatários: adultos ou jovens adultos

Número mínimo de inscrições: 15

Preço: 50€